há 3 anos
Governador Waldez e ministro Albuquerque dialogam sobre medidas adotadas para o restabelecimento de energia elétrica no Amapá
Ministro está no Amapá acompanhado de uma comitiva buscando celeridade nas ações de restabelecimento de energia no estado.
Governador Waldez e ministro Albuquerque dialogam sobre medidas adotadas para o restabelecimento de energia elétrica no Amapá

Por: Anne Santos

O governador do Amapá, Waldez Góes, acompanhou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e comitiva federal, em uma visita técnica realizada nessa quinta-feira,19, na subestação Macapá, onde ocorrem os trabalhos para o restabelecimento de energia do estado.

Após a visita, Góes reuniu com o ministro e a comitiva para tratar sobre as medidas adotadas, o andamento das ações e a previsão da estabilização do fornecimento de energia elétrica para o Amapá, entre elas, a montagem do transformador que veio de  Laranajl do Jari e agora integra a subestação Macapá.

“Desde as primeiras horas do apagão estamos em um esforço coletivo com os órgãos responsáveis para solucionar esse problema”, afirmou o governador.

De acordo com o Ministério, o fornecimento de energia está em 86% da carga média. O fornecimento ocorre de forma programada e é oriundo da UHE Coaracy Nunes e do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Estamos trabalhando para prover a segurança energética no Amapá assim como nos outros estados da federação”, afirmou Albuquerque.

Até a retomada de 100% do fornecimento permanece instituído o Gabinete de Crise, composto pelo Ministério de Minas e Energia (MME), Governo do Estado do Amapá, órgãos de Controle e do setor elétrico do governo federal, para avaliar e monitorar diariamente as ações adotadas, como a instalação de unidades para geração emergencial, o processo de montagem e instalação dos geradores e transformadores.

Segundo informações do MME, até o momento já foram posicionados 13 geradores na subestação Santa Rita e 9 na subestação Santana. Em relação às causas do desabastecimento, o ministro informou que tanto as causas quanto as responsabilidades estão sendo apuradas.

A comitiva é composta pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, o secretário de Energia Elétrica, Rodrigo Limp e  o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Paulo Cesar.

veja todos